top of page

O quanto você se vê na sua escrita?

Atualizado: 31 de mai.

ree

Tudo o que você escreve é sobre você.


Talvez você não perceba, mas é a verdade. E isso acontece por uma razão muito simples. A nossa escrita carrega toda a nossa bagagem: nossas conquistas, valores, pensamentos, frustrações, dores, enfim, absolutamente tudo.


Sem perceber, nós criamos personagens espelhados em nós. E talvez seja por isso que muita gente tem medo de criar personagens imperfeitos e com falhas de caráter (que é algo essencial para a construção de um personagem forte e sólido). Porque isso causa uma sensação de vulnerabilidade. “Vão descobrir que eu sou assim”. “Vão saber que eu faço isso”.


Mas não é bem por aí. Esse julgamento está muito mais presente dentro das nossas próprias cabeças. Porque o que se passa na cabeça da maioria das pessoas que estão consumindo o que nós escrevemos, é como elas se identificam com aquilo que elas estão vendo. E é esse o motivo pelo qual nós consumimos as obras que consumimos. Porque elas nos trazem conexão e identificação.


No final das contas, é isso o que fazemos com esse nosso trabalho. Transmitimos mensagens que consideramos importante de serem passadas. E mais do que isso: através da nossa realidade e do nosso mundo interior, representamos a vida, os conflitos e as dores de centenas como nós.


E por que isso é tão importante?


As pessoas que são aliadas ou que fazem parte de alguma minoria vão me entender com um pouco mais de facilidade.


Por muito tempo, era muito difícil encontrarmos obras que nos representassem de maneira acolhedora e respeitosa. Era muito comum vermos determinados grupos em situação de inferioridade ou como motivo de chacota. Hoje os tempos são outros. Há muito mais representatividade presente nas telas. Ainda que algumas delas não sejam feitas tão bem.


Mas é um fato que nós evoluímos. Por isso, é fundamental que independentemente da história que estamos contando, nós sempre estejamos abertos para receber o outro com a sua verdade.


No entanto, para isso, antes de tudo, precisamos trazer a nossa própria verdade à tona. Então, com esse texto, eu espero conseguir te ajudar a entender de uma vez por todas e de forma consciente que a sua escrita é sempre sobre você. E por isso ela é tão preciosa.


Porque é exatamente isso o que uma outra pessoa está procurando neste exato momento: a certeza de que ela não está sozinha. Pois você está aqui, estendendo a sua mão ao compartilhar a sua história.


bottom of page